top of page
Banner com divulgaçãook.jpg

Lançamento de livros

Olhares carnavalizados; o discurso verbal e não verbal no grito das ruas

Autora: Andrea Galvão de Carvalho



 “Olhares carnavalizados: o discurso verbal e não verbal no grito das ruas” é um passeio pelas manifestações sociais urbanas em três países – Argentina, Brasil e Espanha – visando estabelecer e analisar os mecanismos de funcionamento da linguagem verbal e não verbal utilizada pelo sujeito-manifestante. Com essa finalidade, são observados os artefatos utilizados, como máscaras e cartazes, buscando identificar as formas de expressão dos manifestantes nos inúmeros e diversificados enunciados – verbais e imagéticos – propagados nos protestos de rua. O livro nos oferece uma marcha por três países, inúmeras memórias e incontáveis discursos compondo um estudo que, sob o viés da Análise do Discurso, entende cada prática discursiva presente nas manifestações como única e coletiva ao mesmo tempo.

 

Resenha_edited.jpg
Livro regina 2.jpg

Da escrita à oralidade na encantaria do Terreiro da Turquia

Autora: Regina Célia de Lima e Silva


O livro "Da escrita à oralidade na encantaria do Terreiro da Turquia" desvenda os caminhos traçados entre o livro História do Imperador Carlos Magno e dos doze pares de França e a encantaria do Terreiro da Turquia. Fundado no século XIX, aquele espaço consagrado ao culto do Tambor de Mina em São Luís do Maranhão tinha como principal representante espiritual uma das personagens da narrativa que nos chegou pelas mãos dos colonizadores. Transformado em encantado, por conta das tradições culturais regionais maranhenses, o rei turco, como era chamado, saiu das páginas do livro para apresentar-se como entidade nos cultos e festividades realizados pela casa. Para tanto, a autora faz uma viagem a aspectos como voz, ritmo e movimento no terreiro, o que nos instiga a entender como se produziram as conexões entre uma obra literária e uma religião de matriz africana.

Livro regina 2.jpg


A Oralidade no Ensino de Línguas Estrangeiras


Autor: José Ricardo Dordron de Pinho


O livro tem como objetivo suprir uma carência na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras: o trabalho com a oralidade. Dois desafios que não têm nada de novo são o excessivo número de alunos em sala de aula e a reduzida quantidade de aulas semanais. Não obstante o número demasiado de alunos e a restrita carga horária semanal da disciplina terem permanecido inalterados, a orientação da BNCC é desenvolver ambas as habilidades: a leitora e a da fala.
Em cursos livres, a oralidade é a área privilegiada, mas os professores costumam exercer sua atividade sem formação teórica adequada ou suficiente. Na educação básica, em geral, a oralidade ocupa um papel menor em comparação trabalho com a compreensão leitora, chegando, em diversas ocasiões, a ser totalmente excluída. Essa situação é contrária ao desejo da maioria dos estudantes, cuja vontade é aprender a se comunicar por meio da língua estrangeira que estão aprendendo.
Nosso livro se volta principalmente aos professores de línguas estrangeiras do ensino fundamental e do ensino médio e aos licenciandos que pretendem atuar nesses níveis, busca suprir a carência existente no mercado editorial e na formação pedagógica.

Livro Oralidade_edited.jpg

CONTATO

E-mail da Jornada

estudioshispanicos@cp2.g12.br

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Instagram Pós em Ensino de Espanhol CPII

cp2pos_espanhol

© 2022 by Jornadas Hispánicas created with Wix.com

bottom of page